Compressor de ar Compressor de ar

4 pontos importantes acerca de como manter um compressor de ar

3 minutos para ler

O compressor de ar é uma ferramenta de suma importância para a vida de cada um de nós. Ele é muito versátil e de ampla utilização, desde lavar uma área externa da sua casa até portões, móveis e carros!

Além disso, é válido ressaltar sobre a importância de realizarmos manutenções periódicas para garantir um bom funcionamento e segurança na utilização. Usar o compressor em um lugar plano e utilizar acessórios específicos para a máquina são cuidados muito importantes!

Ficou curioso sobre o assunto? Deseja aprofundar ainda mais sobre isso? Então, continue a sua leitura e saiba muito mais!

Quais as melhores práticas para cuidar do compressor de ar?

São inúmeras práticas que podem auxiliar no cuidado e na manutenção da sua ferramenta. Pensando nisso, preparamos as melhores para você!

1. Escolha o local ideal para instalação

Um ponto extremamente necessário de ser avaliado é o local onde o compressor de ar será colocado. Diante disso, é necessário que o local tenha uma superfície limpa, nivelada e firme.

Além disso, é de suma importância que ele não seja colocado em ambientes que contenham substâncias inflamáveis. Todos esses pontos devem ser cumpridos a fim de não ocorrerem acidentes fatais.

2. Verifique as condições da mangueira, válvulas e conexões regularmente

Antes de utilizarmos o compressor de ar, devemos averiguar se a mangueira, as válvulas, conexões estão presas, a fim de se soltarem durante o uso.

Se acontecer de uma mangueira soltar sob uma alta pressão, poderá ocorrer um movimento de chicote, que, ao atingir uma pessoa que esteja perto, causará lesões severas.

Após o acontecimento, afaste-se do compressor de ar e tente desligar o padrão ou disjuntor do local a fim de cortar a fonte de alimentação de ar ou energia.

Entre os três pontos ditos no subtítulo acima, a válvula é a mais importante, pois ela possibilita que o ar permaneça armazenado dentro do compressor. Mantendo-a da forma correta, gastos e riscos à saúde serão reduzidos em casos de acidentes.

3. Atenção às altas temperaturas

A pressão do ar gera, automaticamente pelo processo natural, calor. Diante disso, algumas peças presentes no compressor, como a serpentina e o bloco, podem alcançar elevadas temperaturas e causar lesões, como queimaduras.

Dessa forma, é importante ressaltar que o compressor deve ser desligado quando não estiver sendo usado!

4. Atenção com vazamentos e rupturas

Toda vez que formos utilizar o compressor de ar, devemos analisar se há alguma trinca, vazamento ou deterioração. Caso houver, o equipamento deverá ser imediatamente suspenso, pois problemas como esses podem levar até a uma explosão!

Ademais, é importante salientar sobre nunca realizar consertos no mesmo local e sem habilidade, porque intervenções malfeitas podem atingir a resistência e causar explosões em casos de vazamento, por exemplo.

Portanto, abordamos neste post vários pontos importantes sobre o manuseio dos compressores de ar, bem como alertas importantes para o uso dessa ferramenta. Ainda que seja um excelente equipamento para o nosso dia a dia, cuidá-lo também faz parte do processo, a fim de evitarmos transtornos.

A Multiclean oferece uma grande variedade de máquinas e equipamentos para locação residencial, profissional e industrial nesse setor de limpeza e afins. É a melhor empresa que temos atualmente no mercado! Venham conferir!

Gostou do nosso post? Então, entre em contato com a gente e saiba muito mais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário