criando cronograma de limpeza em dispositivo móvel criando cronograma de limpeza em dispositivo móvel

4 dicas para fazer cronograma de limpeza eficiente!

3 minutos para ler

Fazer um cronograma de limpeza é uma ótima forma de melhorar a organização desse serviço e garantir que o local sempre esteja bem higienizado, seja uma empresa, seja em um condomínio.

Sem esse cronograma, é muito comum esquecer tarefas e locais para limpar, prejudicando o trabalho e acumulando serviços que poderiam ser realizados de forma mais eficiente.

Para ajudar nessa hora, separamos 4 dicas para fazer um cronograma. Confira agora!

1. Faça um checklist

Nossa primeira dica para fazer cronograma de limpeza é organizar um checklist. Anote tudo que deve ser feito, desde limpeza de pisos, telhado, paredes até tirar pó das superfícies.

Uma boa estratégia aqui é andar pelo local com uma folha ou caderno e ir anotando o que deve ser feito em relação à limpeza. Assim, você não esquece de nenhum detalhe e consegue organizar melhor o checklist.

Como isso é uma etapa inicial, por enquanto, não é necessário organizar os itens por ordem de importância ou em que dias devem ser feitos. O objetivo do checklist é fornecer mais informações para o seu cronograma e garantir que nenhum ponto será esquecido.

2. Divida e delegue tarefas

Com o checklist em mãos, é hora de dividir e delegar as tarefas. Uma boa ideia aqui é organizar o que deve ser feito de acordo com a regularidade da limpeza, por exemplo: diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente.

Tirar pó e varrer o local pode ser feito de forma diária. Já as limpezas mais pesadas, como lavar os telhados ou áreas que demoram para sujar podem ser feitas de forma mensal ou mesmo semestral.

Não se esqueça de delegar as tarefas: cada profissional responsável pela limpeza deve saber que local deve higienizar e com que frequência isso deve ser feito. Isso torna o trabalho mais eficiente e reduz a necessidade de refazer os trabalhos.

3. Confira os equipamentos

Uma boa limpeza deve ser feita utilizando os equipamentos corretos para cada atividade e de boa qualidade. Por isso, uma parte importante do seu cronograma é sempre avaliar os equipamentos que são utilizados.

Essa é a melhor forma de agilizar e trazer eficiência para esse serviço, pois bons equipamentos automatizam a limpeza. Assim, sobra mais tempo para fazer uma higienização completa e de qualidade.

Com os equipamentos corretos, as tarefas são feitas de forma mais rápida. Então, o seu cronograma pode contar com mais atividades e garantir que todas as áreas serão bem cuidadas de forma recorrente.

4. Compre os produtos necessários

Além dos equipamentos, os produtos de limpeza são uma parte fundamental dessa atividade. Cada um deve ser utilizado de acordo com as indicações do fabricante e nos locais corretos para não haver problemas.

Existem produtos específicos para pisos, outros para móveis, os indicados para madeira e parede etc. É importante conhecer cada um deles e fazer a utilização correta, pois o uso em locais que não são indicados pode acarretar problemas.

Com um cronograma de limpeza bem-feito, fica mais fácil gerenciar o gasto e a compra desses produtos, rever o estoque e planejar as próximas compras para não faltar nada quando o serviço for necessário.

Viu só? Fazer cronograma de limpeza é muito importante para deixar esse serviço mais eficiente. Isso ajuda a reduzir gastos e agilizar o processo. Seguindo essas dicas, fica mais fácil organizar essa parte e ter os melhores resultados.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir o nosso texto sobre o treinamento de equipe de limpeza!

Posts relacionados

Deixe um comentário