limpar piso antiderrapante limpar piso antiderrapante

Como limpar piso antiderrapante? Confira algumas dicas! 

6 minutos para ler

Os pisos com características antiderrapantes trazem importantes ganhos quando o assunto é segurança, por isso eles são amplamente empregados em áreas com muita circulação ou em locais de constante contato com a água, de modo a evitar acidentes que podem ser graves.

Mas é normal que existam algumas dúvidas sobre como limpar piso antiderrapante. Pensando nisso, vamos comentar sobre as principais características desse tipo de revestimento e o que fazer para não errar na hora de deixá-lo impecável. Boa leitura e excelente limpeza!

Quais as principais características dos pisos antiderrapantes?

Na hora de construir ou reformar, muitos aspectos entram na avaliação de cada obra, o que inclui a segurança, que nunca deve ser deixada de lado. É neste momento em que os pisos antiderrapantes se tornam uma opção de escolha, muitas vezes para o revestimento de determinadas áreas.

Como já mencionamos, os pisos antiderrapantes são altamente indicados para áreas com muita circulação de pessoas, para aqueles que ficam molhados constantemente ou para locais com declives e aclives no solo.

Como eles contribuem com a segurança?

Os pisos antiderrapantes têm texturas que favorecem o atrito entre o chão e quem está pisando nele. Com isso, a chance de uma derrapada é reduzida. Esse tipo de piso costuma facilitar o escoamento da água, evitando que ela se acumule e reduza a aderência do revestimento.

Vale também ressaltar a vida útil desses revestimentos geralmente são maiores do que a média, uma vez que eles sofrem menos desgaste e não tem seu visual muito impactado à medida que o tempo passa.

Por fim, como vamos detalhar mais a frente, a limpeza tende a ser mais fácil, já que não será necessário se preocupar de forma tão grande com a delicadeza da superfície na hora de limpá-la.

Quando eles devem ser utilizados?

A utilização de pisos antiderrapantes deve ser considerada sempre de acordo com o projeto da construção ou reforma. De todo modo, seu emprego é amplo e é frequente em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

Nas casas, o mais comum é que revestimentos com essa característica estejam presentes em banheiros, cozinhas, áreas externas (como quintais, por exemplo), áreas de serviço, à beira de piscinas ou em garagens.

Já em indústrias e fábricas, a aplicação costuma se dar em áreas com grande fluxo de pessoas ou que fiquem constantemente molhadas durante o processo de produção. Por fim, em ambientes comerciais, os pisos antiderrapantes são adotados de forma mais ampla e vai desde shopping centers e supermercados até escolas e estacionamentos.

O que considerar na escolha do piso antiderrapante?

Existes diversos pisos antiderrapantes, cada um com características próprias e que podem conferir um acabamento diferenciado, de acordo com as necessidades do local. Por isso, é importante considerar tais particularidades na hora de fazer essa escolha.

Alguns materiais, por exemplo, conferem um visual mais austero e profissional, enquanto outros conseguem manter um tom elegante sem abrir mão da segurança. Por isso, nos tópicos a seguir vamos detalhar melhor as características de cada tipo de piso antiderrapante.

Quais os principais tipos de pisos antiderrapantes?

Cada ambiente certamente depende de uma análise do material, se deve ou não ser adotado para garantir a segurança desejada no revestimento antiderrapante.

As opções mais comuns (principalmente para construções residenciais) costumam ser as cerâmicas e porcelanatos antiderrapantes. Elas são fáceis de encontrar e garantem beleza para o ambiente, mesmo com o acabamento menos liso. Alguns desses materiais podem imitar texturas, como de cimento queimado ou mesmo madeira, por exemplo.

Ladrilhos ásperos e pastilhas cerâmicas também são boas opções, principalmente para banheiros e cozinhas. Já para áreas comuns maiores ou mesmo passeios públicos, a recomendação é investir em pisos emborrachados, que tendem a garantir um nível superior de aderência.

Pedras naturais mais ásperas podem cumprir bem o papel de revestimento para superfícies antiderrapantes, inclusive em garagens escadas ou rampas.

O que é a classificação PEI?

Uma dica útil para saber qual piso derrapante escolher passa por avalia o chamado PEI (sigla para Porcelain Enamel Institute) que regulamenta as especificações de revestimentos, incluindo a resistência da superfície a corrosão e sua aspereza, entre outros aspectos).

Com isso, quanto maior o PEI (que costuma estar identificado na embalagem), maior a resistência do piso. A escala vai o 0 a 5, conforme indicado a seguir:

  • 0, revestimento apenas para paredes;
  • 1, baixo trânsito de pessoas;
  • 2, trânsito moderado;
  • 3, trânsito médio, mas somente para áreas internas;
  • 4, trânsito alto, qualquer área residencial e pequenas áreas comerciais;
  • 5, trânsito intenso, todos os usos anteriores e comércios e indústrias de maior porte.

Quais as melhores práticas para limpar piso antiderrapante?

Depois de escolhido e colocado, o piso antiderrapante precisa ser limpo de acordo com as melhores práticas para que seu aspecto visual de mantenha sempre do esperado e sua durabilidade. Para isso, o ideal é compreender como devem ser feitas as limpezas básicas e pesadas de ambientes com revestimentos com essa característica.

A limpeza básica consiste, sobretudo, em tirar os resíduos maiores por meio da varrição, se a área não for muito grande. Como a resistência costuma ser maior, podem ser utilizadas vassouras de cerdas mais duras. A periodicidade deve estar de acordo com o nível de acúmulo de sujeira.

Menos frequente, mas igualmente importante, é a limpeza pesada, que lança a mão de água, produtos específicos ou equipamentos especializados para retirar sujeiras mais complexas e entregar um bom resultado na manutenção do piso.

O ideal, na maioria dos casos, é combinar a utilização de um detergente neutro e esfregamento da área a ser limpa, até que as sujeiras encrustadas sejam removidas.

Dependendo do tamanho da área (como em comércio e indústrias, por exemplo), o ideal é contar com equipes e equipamentos profissionais para conduzir a limpeza. Eles saberão quais produtos utilizar e terão à mão as máquinas indicadas para realizar a limpeza sem tanto esforço.

Limpar piso antiderrapante com as ferramentas corretas não só garante sua boa higienização e um aspecto bonito para o ambiente, como também amplia sua durabilidade. Ou seja, são cuidados que vão aumentar em muito a vida útil do revestimento e que, por isso, não devem ser ignorados.

Quer conhecer as melhores soluções em limpeza? Então entre em contato com a Multiclean agora mesmo.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário