Limpeza de vidros em altura Limpeza de vidros em altura

Limpeza de vidros em altura: quais são os cuidados essenciais

6 minutos para ler

A limpeza de vidros em altura é essencial, seja dentro de uma casa, seja na parte externa de um edifício. Quando as portas, janelas e outros objetos são feitos de vidro e não são limpos, pode deixar o local com uma aparência ruim e, ainda, pode ocasionar alguns problemas respiratórios.

Nesse sentido, é importante destacar que se deve realizar a limpeza de vidros de maneira simples e, pelo menos, uma vez por semana. Desse modo, você consegue garantir a beleza do local e o bem-estar das pessoas. Além disso, é necessário que todo mês você busque realizar uma limpeza mais profunda.

Continue a leitura e saiba os cuidados essenciais para realizar uma limpeza de vidros em altura!

Respeite as normas de segurança

A fachada de um prédio é o local mais arriscado para realizar a limpeza. Logo, para evitar possíveis acidentes, o Ministério do Trabalho emitiu determinada regra de segurança para trabalhos em altura, conhecida como a NR35, e o seu cumprimento deve ser executado tanto pelos contratados quanto pelos empregados.

A norma estabelece que o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) é obrigatório para os trabalhadores, e é essencial apresentar a certificação de que os colaboradores foram devidamente treinados na modalidade de limpeza. Dependendo da altura no edifício, é preciso usar métodos diferentes para proporcionar a correta segurança dos funcionários.

Saiba que, para as construções que apresentam mais de nove metros de altura, é fundamental a utilização de equipamentos de alpinismo industrial ou andaimes. Mas o modelo do prédio também pode interferir na técnica usada, já que a sua arquitetura pode não permitir o uso de andaimes.

Utilize produtos adequados

É preciso ter muito cuidado no momento de escolher os produtos para realizar a limpeza dos vidros em altura. Ao realizar essa escolha, é necessário considerar a quantidade de sujeira e o modelo de revestimento. O principal objetivo é realizar a limpeza da superfície sem que ela seja danificada.

Na limpeza de prédios, é recorrente que as organizações especializadas usem produtos biodegradáveis, já que ajudam a zelar pelo meio ambiente, além de itens de ótima qualidade, para proporcionar uma boa limpeza e a impermeabilidade da frente do prédio. Isso deixa as próximas limpezas muito mais eficientes e garante uma maior satisfação dos clientes.

É válido destacar que a fachada é muito importante para o negócio. Desse modo, ela deve receber todos os cuidados. Assim, quando ela é bem preservada e limpa continuamente, é capaz de contribuir para o sucesso da empresa, ajudando o bem-estar dos colaboradores, clientes ou moradores. Saiba que cloro deve ser evitado, pois contém soda e pode afetar as superfícies.

Use panos de qualidade

Mesmo que seja muito propício comprar panos mais baratos para limpar os vidros, é essencial que você invista em itens de boa qualidade para a limpeza, como os de tecidos de malhas.

Os panos que não são de boa qualidade soltam fiapos, elevando a quantidade de trabalho e deixando o serviço mais demorado. Não use toalhas de algodão, pois elas proporcionam o mesmo tipo de problema.

Uma indicação para continuar com os vidros limpos e gastar pouco, é a utilização de uma camiseta velha, que são solte fios e que seja capaz de favorecer uma limpeza bem-feita e satisfatória.

Tenha um planejamento de limpeza

Assim como todos os processos de limpeza em um prédio, a limpeza da fachada precisa se bem analisada e anteriormente programada. Recomenda-se que seja feita continuamente e por profissionais especializados.

A limpeza pode variar com o material usado para a sua construção ou do local onde o edifício se encontra. Se na região chove sempre, ou se a rua ainda não é pavimentada, será preciso realizar a limpeza com mais frequência.

Tenha técnicas para realizar a limpeza de vidros em altura

Há diversas técnicas para realizar a limpeza de vidros nas alturas, a escolha vai depender da quantidade de vidros e da altura do edifício. É primordial saber os diferentes métodos antes de fazer a escolha, sendo eles:

  • limpeza manual;
  • alturas inferiores a 3,5 metros;
  • altura superior a 3,5 metros.

Na limpeza manual, precisam ser considerados os esforços provocados pelas posturas forçadas e a chance de cortes com ferramenta e produtos usados. Várias vezes, é preciso usar uma escada para fazer a limpeza.

Já a higienização de vidros em altura inferior a 3,5 metros apenas pode ser feita por profissionais especializados. Os colaboradores não devem subir em objetos improvisados, por exemplo, cadeiras e mesas. Para alturas superiores a 3,5 metros, é fundamental que o profissional esteja amarrado em cordas e roldanas, para que, assim, ele esteja em segurança e não corra o risco de sofrer algum acidente.

Analise a acessibilidade do local

Avaliar a acessibilidade do local é fundamental para realizar a limpeza de fachada. Vários prédios já têm pontos para inserir os balancins, ajudando o trabalho dos alpinistas, mas nem todos apresentam essa estrutura, sendo necessário planejar a instalação ou realizar medidas para certificar o acesso seguro aos vidros mais altos.

Além do mais, é fundamental levar em consideração a questão do trânsito na região do prédio. O mais certo é isolar a área para que materiais químicos, objetos ou água não caiam em cima das pessoas que estejam passando no caminho.

Sendo assim, a limpeza de vidros, geralmente, é mais trabalhosa. Por essa razão, o colaborador responsável para a limpeza deve usar todos os equipamentos exigidos pela legislação. Além de apresentar profissionais qualificados e treinados para fazer o serviço, todos os funcionários precisam passar por avaliações físicas e psicológicas rotineiramente.

Portanto, a limpeza de vidros em altura é um perigo para os colaboradores que fazem os serviços gerais de limpeza. Por isso, é necessário ter todos os cuidados no momento de fazer esse processo de higienização para que não aconteça nenhum tipo de acidente. O profissional bem treinado deve sempre avaliar as condições a as características do local para definir a estratégia de limpeza mais eficiente.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar a newsletter e receber mais assuntos em seu e-mail! 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário