Treinamento da equipe de limpeza Treinamento da equipe de limpeza

Treinamento da equipe de limpeza: o que deve ser abordado?

4 minutos para ler

O treinamento da equipe de limpeza é um procedimento importante para alinhar as práticas a serem adotadas e garantir a capacitação dos colaboradores. Os cuidados com a higienização do ambiente têm impactos diretos na saúde e no bem-estar de todos os que circulam pelo local.

Contudo, muitas empresas ficam em dúvida sobre quais temas devem ser abordados nesse treinamento, tendo em vista que é preciso fornecer uma capacitação eficiente e que motivará os profissionais que prestam esse serviço.

Para facilitar isso, neste texto, nós mostramos alguns pontos fundamentais que devem ser abordados no treinamento. Confira a seguir!

Utilização correta dos equipamentos

No treinamento da equipe de limpeza é fundamental que seja abordada a utilização correta dos equipamentos que são destinados às tarefas dos profissionais responsáveis por essa área.

Os equipamentos para limpeza, como mangueiras, jatos de água, sprays, vassouras, carrinhos, baldes, esfregões devem ser próprios para o local, mas também deve haver o manuseio correto para que eles sejam eficientes.

Desse modo, ensinando os profissionais a utilizar cada um da forma correta e de acordo com as especificações do fabricante, a equipe poderá economizar tempo e dinheiro, garantindo uma limpeza eficiente e com recursos adequados.

Produtos adequados para cada local

Outro ponto essencial para ser abordado no treinamento da equipe responsável pela limpeza é a utilização dos produtos recomendáveis para cada local e tipo de superfície.

Muitos produtos podem ter grandes concentrações de materiais abrasivos, ácidos e que danificam certas superfícies, mas que são ideais para determinados pisos ou bancadas.

Dessa forma, devem-se separar os produtos e mostrar para o que cada um serve, como utilizá-los corretamente fazendo testes de manchas e corrosão e observando quais deles não podem ser utilizados em determinadas superfícies.

Essa é uma medida de economia e de segurança. Afinal, utilizar os produtos de forma errada e em locais onde não são adequados pode causar prejuízos para a área a ser limpa e para o profissional.

Economia de produtos de limpeza

Além de saber quais produtos são destinados e recomendados para cada local, o profissional deve conhecer como utilizá-los de forma econômica e eficiente, gastando o mínimo necessário.

Claro que a limpeza precisa ser de boa qualidade e não deve economizar produtos apenas para não gastar mais. Porém, para deixar o local mais higienizado, há uma quantidade adequada.

Dessa forma, é preciso verificar a taxa de diluição, qual a dosagem ideal para o tamanho do local e quanto de cada produto utilizar para que o ambiente fique limpo.

Como isso depende de cada produto, é fundamental que haja um treinamento específico, mostrando diferentes materiais e a dosagem para cada ambiente, garantindo que a equipe economize enquanto faz a higienização.

Motivação da equipe

Outro ponto fundamental de uma equipe de limpeza e que deve ser trabalhado em um treinamento é a motivação. Os colaboradores mais motivados também são mais produtivos, e isso é fundamental para um serviço eficiente.

Além de ter os materiais e os equipamentos adequados e utilizados de forma correta, os colaboradores precisam estar motivados com o trabalho, sabendo que farão um bom serviço e serão reconhecidos por isso.

Dessa forma, um treinamento eficiente sempre tem períodos destinados à motivação da equipe, mostrando a importância do serviço de limpeza e como eles contribuem para toda a empresa e sociedade.

Entendeu melhor o que deve ser abordado no treinamento da equipe de limpeza? Lembre que é fundamental garantir a segurança e saúde dos colaboradores e que profissionais bem capacitados ficam mais motivados e produtivos.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então comente aqui neste post para podermos ajudá-lo!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário